Breve Histórico do T.U - Unimontes

Considerando a história da FUNM , Fundação Norte Mineira de Ensino, podemos falar em quatro momentos de tentativas de implantação de um Teatro Universitário em nossa Universidade. 

  1.  O primeiro momento foi em 1966, período da montagem do espetáculo "A Sapateira Prodigiosa", de Garcia Lorca, e esta história é melhor contada por nossos convidados, Magela Sena e Diógenes Câmara, em seus depoimentos que podem ser encontrados neste site, basta retornar a página inicial e procurar na aba "história oral" pelo nome de cada um. Vale demais ouvir destes dois convidados os relatos onde cada um conta o que consideramos a primeira tentativa de implantação de um Teatro Universitário na FUNM - esta Fundação que deu origem a Universidade Estadual de Montes Claros. 
  2. A segunda tentaiva de implantação de um Teatro Universitário também se localizada  na  história da antiga FUNM - Fundação Norte Mineira de Ensino, e aconteceu em meados dos anos 80 (oitenta), e esta história é elucidada no depoimento de outro convidado nosso, o professor  Dr. João Batista de Almeida Costa. Retorne a página inicial deste nosso site e busque na aba "história oral" por Joba Costa, o nome artístico deste nosso entrevistado, e através dele você conhecerá um pouco sobre a montagem do espetáculo "O Rei da Vela" de Oswald de Andrade. Vale beber na fonte e conhecer melhor esta história.
  3. A terceira tentativa de implantação do Testro Universitário - T.U.encontramos no inicio da década de noventa , em período de transição da FUNM para Universidade Estadual de Montes Claros, mas ainda na antiga FACEART - Faculdade de Educação Artística. Esta parte importante desta história foi o embrião mais forte deste projeto e pode ser melhor entendida na fala do nosso convidado Homero de Carvalho Faria. Retorne a página inicial do nosso site e vá na aba "história oral", nela você encontrará o nome do professor Homero  de CarvalhoFaria, entre e se informe melhor através do seu depoimento.
  4. A implantação do Teatro Universitário - T.U., da Universidade Estadual de Montes Claros, enquato projeto instituído pelo Departamento de Artes, se deu com a professora Terezinha Ligia das Graças Frois, no ano de 1996. O seu depoimento também poderá ser encontrado na 'aba' história oral deste site, vale demais ir em cada um destes depoimentos e conhecer, através dos seus atores ( agentes do ato), o que fou cada momento deste. 
  5. Este Teatro Universitário - T.U. enquanto projeto oficialmente instituido na Universidade Estadual de Montes Claros, pode também ser elucidado através da 'aba' Projetos de Extensão - Teatro Universitário. Nesta 'aba' Projetos de Extensão - Teatro Universitário (T.U) vocé conhecerá cada um dos coordenadores deste projeto, de períodos distintos, e poderá visualizar registros das produções deste. 

(Caso vocé tenha algum registro desta história e queira contribuir conosco nos enviando imagem ou algum documento que possa elucidar ainda mais estes acontecimentos, por favor entre no link abaixo que o irá direcioná-lo a uma página, deste nosso site, onde nesta encontrará a forma de nos enviar estes registro. Desde já agradecemos imensamente esta sua contribuição, Obrigada!!)

 

cms.arquivodigitalteatrounimontes.webnode.com/equipe-tecnica/