O Quarta Em ncena, atividade que acontece dentro do Projeto Teatro Universitário (TU) do Curso de Artes/Teatro da Universidade Estadual de Montes Claros, começou no ano de 2017.  A ideia surgiu do desejo de criar um espaço onde pudessemos trocar experiências com pessoas ligadas as artes da cena, em especial com  nossos egressos, estes que estão  atuando em aréas bem distintas, e distribuidos por várias regiões do Estado e do nosso país.  Também, através do Quarta Em ncena, pretendiamos estreitar relações com outros artistas da comunidade, de nossa região, do país. 

No começo, dessa trajetória, não tinhamos como registrar dignamente esses encontros, nem mesmo como investir em um cartaz. Logo na terceira edição deste tivemos o privilégio de poder passar a contar com o trabalho do design gráfico Rodrigo Silva ( egresso do nosso Curso), que passou a fazer os nossos cartazes, e a qualidade da imagem visual destes melhorou infinitamente. A Rodrigo a nossa eterna gratidão!

Só no segundo ano, em 2018, que passamos a filmar os nossos encontro. Na verdade, já do ano de  2017 temos alguns registros fográficos, e pequenos trechos de vídeos de alguns destes  encontros. 

Agora em 2020, inicialmente,  realizamos apenas um encontro presencial, e estamos aproveitando o isolamento social para editarmos 26 vídeos que temos dos mais de 40 Quarta Em ncena que fizemos. 

No mês de junho, dentro do evento 'Teatro em Pauta" realizamos três versões virtuais deste, no canal www.youtube.com/c/TeatroUnimontes30anos/videos, foi muito bacana e está poderá ser uma proposta a adotarmos a posteriore. 

Agora em 2021 retornamos com o QUARTA EM NCENA, mas através do canal do Curso de Teatro no Youtube, a nosso primeira convidada foi a bailarora e coreógrafa Elisa Pires, o vídeo esta disponível aqui na página. Este foi um econtro lindo, mediado pela egresso do nosso Curso Mel Soares. 

 

 

Estamos editando os vídeos, sem preocupação com a ordem cronológica, apesar de fazemos referência a edição destes. Os primeiros que editamos foram de Jaqueline Pereira, Paulo Ditarso e Luna Guimarães, três referências importantes da dança em nossa cidade, Montes Claros-MG. 

É sempre muito prazeroso esses encontros, são muito ricos. A imersão nas histórias de vida dessas pessoas, ou mesmo a fruição de trabalhos artísticos, são enriquecedores para o nosso público e para todos os envolvidos.