TCC - Curso Artes/Teatro Unimontes

RELAÇÃO DOS TCC DO CURSO DE ARTES/TEATRO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS

 

 

TÍTULO

AUTOR

ORIENTADOR

ANO

01

Terno de Pastorinhas Estrela Dalva

João Vieira de Jesus Junior

Ricardo Ribeiro Malveira

2009

02

Registro Histórico do teatro Religioso – Catálogo realizado na cidade de Bocaiúva no período de 1980 a 2007

Fábio Fernando Santos Rocha

Efigênia Alkmim Prais

2009

03

O Espaço teatral na Produção artística de grupos teatrais de Montes Claros.

Denise Alves Amaral

Mirian Walderez Oliva de Abreu

2009

04

Pedagogia Rizomática – Nômade em espaço – tempo liso- um encontro com Deleuze

Angélica Cristina Medrado

Paulo Henrique Dias Costa

2009

05

A Lei estadual de Incentivo à Cultura e outros editais culturais do estado de Minas gerais e sua influência na produção teatral de Montes Claros

Ana Carolina Silveira Dias

Solange Maria Veloso Sarmento

2009

06

O êxtase e o ator: experiências no teatro e na vida.

Ana Paula Rodrigues Martins

Paulo Henrique Dias Costa

2009

07

O teatro como meio de socialização: Análise do trabalho desenvolvido pelo Grupo teatral Caminhos e a propagação do teatro no bairro ‘Santos Reis’ na cidade de Montes Claros

Vivian Orneles de Freitas

Jarbas Siqueira Ramos

2009

08

Análise da trilha sonora como elemento de ligação entre as cenas do espetáculo “Folianus Catopê” da Cia do Sonho.

 

Nayara Cristina Santos Pereira

Efigênia Alkmin Prais

2009

09

Artes X Educação Física Um estudo sobre a penetração e apropriação do mercado acadêmico e profissional das Artes Cênicas pela área de Educação Física

Mônica Cristina Mesquita de Souza

Paulo Henrique Dias Costa

2009

10

O ensino do Teatro na educação Escolar: Estudo sobre a aplicabilidade do Teatro na Educação Básica

Maria Isabel Pereira dos Santos

Jarbas Siqueira Ramos

2009

11

“Dar mais vida aos dias e não mais dias a vida” Um estudo sobre as práticas teatrais aplicadas à pacientes ontológicos. 

Manuela Guedes Mendonça

Ricardo Ribeiro Malveira

2009

12

Édipo e o destino – estudo dramatúrgico do fio do destino na tragédia Édipo Rei de Sófocles 

Kelly Silva Matos

Paulo Henrique Dias Costa

2009

13

Interpretação e novas mídias- um novo espaço para um novo ator/ performer

Antonella Sarmento

Paulo Henrique Dias Costa

2010

14

A importância do jogo para a formação do profissional de teatro: analisando o Curso Artes/Teatro da Universidade Estadual de Montes Claros

 

 

Ellen Bárbara Santos Vieira

Nelcira Aparecida Durães

2010

15

Corpo Santo e Teatro do Absurdo: analise da construção do absurdo na estrutura do texto dramático A separação de dois espozos

Fernanda Marinha dos Santos

Efigênia Alkmin Prais

2010

16

Teatro no ensino fundamental: o estudo da implementação do conteúdo básico comum a arte- conhecimento e expressão em teatro

Francielle Pereira Costa

Mirian Walderez Oliva de Abreu

2010

17

Práticas teatrais em espaços sócios educativos de internação para adolescentes: reflexão e possibilidades

Júnia Maria Moreira Rocha

Mirian Walderez Oliva de Abreu

2010

18

Juiz de Paz na Roça de Martins Penas: estudo analítico de suas personagens faca às características das personagens-tipo da commedia dell’arte.

Luma Almeida Nunes

Efigênia Alkmim Prais

2010

19

Registro dos espetáculos teatrais da Mostra de Teatro da cidade de Montes Claros em 2009.

Marco Antônio Neto

Terezinha Corrêa Narciso

2010

20

Uma análise da voz do teatro de Catopês Nossa Senhora do Rosário e São Benedito

Wanderson Santos Rocha

Ricardo Ribeiro Malveira

2010

21

Sistema Stanislavski: um estudo dos valores stanislavskianos no ensino do teatro da Unimontes em Montes Claros- MG

 

Tassiane Dias Figueiró

Ricardo Ribeiro Malveira

2010

22

Teatro Didático Brechtiano: Impressões(IM)precisas sobre o texto “ A Mãe”

Rodrigo Pereira Silva

Nelcira Aparecida Durães

2010

23

Experiências teatrais prévias e a formação de professores de teatro: realidade ou necessidade

Rita de Cássia Maia Gusmão

Mirian Walderez Oliva de Abreu

2010

24

“ Bolo ou teatro” Aplicação do jogo dramático na inclusão com deficiência mental

 

Marina Mendes da Guarda Gonçalves

Ricardo Ribeiro Malveira

2010

25

Teatro Fórum: interpretação da oficina teatral realizada com o grupo da terceira idade do Sesc-MG/Montes Claros.

Maria da Dores Silva

Solange Maria Veloso Sarmento

2010

26

O teatro na educação Infantil: reflexões sobre o desenvolvimento cognitivo a partir da inteligência corporal- cinestésica

Patrícia Maia Soares

Jarbas Siqueira Ramos

2011

27

A materialização do processo criativo: relato de experiência durante a construção dos personagens bonecos cavalo ferus e calopo jarrah

Leandro Martins de Miranda

Nelcira Aparecida Durães

2011

28

De olho na cena: um relato de experiência da recepção do espetáculo teatral Zum, a abelha mágica

 

 

Kênia Lisboa Colares Novais

Mirian Walderez Oliva de Abreu

2011

29

“ Juntando os sonhos” relatos de experiência da oficina de teatro desenvolvida com adolescentes do projeto “ Viver sem barreiras” da cidade de Montes Claros

Juliana da Costa Vieira

Solange Maria Veloso Sarmento

2011

30

O performer e a máquina

Helen Durães

Paulo Henrique Dias Costa

2011

31

Processo artístico: A criação de bonecos personagens a partir de recursos naturais

Guilherme de Aquino Leite

Ricardo Ribeiro Malveira

2011

32

O rei da vela: a chama da realidade do teatro brasileiro nos anos de 1960

Dayane Letícia dos Santos

Mirian Walderez Oliva de Abreu

2011

33

Transformando na Cena, transformando na vida: um estudo sobre as práticas teatrais do teatro do oprimido aplicadas a portadores de sofrimento mental

Rayanne Martins Assis

Ricardo Ribeiro Malveira

2012

34

Entre contos e descontos: a espetacularidade na oralidade dos feirantes rurais de Itamarandibá/MG.

Rafael Lorran

Nelcira Aparecida Durães

2012

35

Pessoa: concepção do espetáculo de dança pessoa do Studio Jaqueline Pereira

Luna Guimarães Oliveira

Jarbas Siqueira Ramos

2012

36

Registro do fazer/aprender teatro em grupo: as experiências da companhia teatral A Trupe

 

 

José Ricardo Simões Silva

Mirian Walderez Oliva de Abreu

2012

37

Um corpo para três histórias: estudo do processo de preparação corporal dos atores para composição das personagens do espetáculo “ de chapéu e coração: três histórias de paixão”

Ariâ Santana

Jarbas Siqueira Ramos

2012

38

Impressões Antropofágicas sobre o espetáculo Bacantes do Teat(R)o Oficina Uzyna Uzona

Douglas Ferreira Pestana

Nelcira Aparecida Durães

2013

39

Teatro e Vida: o mal-estar de Qorpo Santo à luz de Freud

Ana Paula Nogueira Paulino

Efigênia Alkmim Prais

2014

40

Teatro na Escola: relato de experiência vivenciada no subprojeto PIBID da Unimontes no ano de 2014

Amanda Pereira Nunes

Ricardo Ribeiro Malveira

2014

41

Auto da Compadecida: Uma dramaturgia inspirada na cultura popular

Amanda Batista Pereira Lima

Nelcira Aparecida Durães

2014

42

Desafios e conquistas cenográficas; um panorama histórico sobre alguns trajetos de cenografia

Ana Márcia Soares de Paula

Ricardo Ribeiro Malveira

2014

43

A Folia de Reis de Itacambira- MG: uma performance popular

Juliana Souza de Oliveira

Ricardo Ribeiro Malveira

2014

44

Teatro Imagem e Pedagogia do Oprimido: Uma proposta de aplicação no Programa Mova Brasil

Gracielly Almeida Silva

Solange Maria Veloso Sarmento

2014

45

O professor em cena: eis a formação

 

Franciele Pâmela Fernandes

Mirian Walderez Oliva de Abreu

2014

46

“ Vivenças” sob o olhar da plateia

Bruna Ferreira Guedes

Nelcira Aparecida Durães

2014

47

Jogos teatrais: um caminho terapêutico

Bernadete Vieira de Almeida

Ricardo Ribeiro Malveira

2014

48

O papel da escola no ensino do teatro

Ana Paula Silva santos

Marilda Eliana Soares

2014

49

Luz na cena em “ Gigantes da Montanha”

Raiza Rafaela

Mirian Walderez Oliva de Abreu

2014

50

Mídias digitais utilizadas nas aulas de artes/teatro

Magali Velloso Batista

Terezinha Corre Narciso

2014

51

Entremeios: Um quilombo em meio a buritis, cenas no meio do Quilombo

Lázaro Martins Silva

Mirian Walderez Oliva de Abreu

2014

52

Dramaturgia, vestígios de alteridade: dois perdidos numa noite suja de Plínio Marcos

Marilene Alves da Silva

Ricardo Ribeiro Malveira

2015

53

Histórias da Vovozinha: origem e registro das histórias orais de Isabela Rodrigues

Luiz Renato Silva Sobrinho

Nelcira Aparecida Durães

2015

54

Rainha ou escrava: relações sobre as transgressões da personagem Joana de José de Alencar

Luciene Aquino Barbosa

Efigênia Alkmim Prais

2015

55

A fotografia da sexualidade da família Rodriguiana revelada pela câmera desnuda  Michel Foucault

Joanne Carvalho Macedo

Efigênia Alkmim Prais

2015

56

Teatro-terapia: semelhanças e diferenças entre o Método Arco Iris do desejo de Augusto Boal e o Psicodrama de Jacob Levi

 

Isabela Lima Vieira

Solange Maria Veloso Sarmento

2015

57

O contador de histórias: um artista no espaço escolar

Gabriel Nogueira Cardoso

Nelcira Aparecida Durães

2015

58

Nu-corpo:provocando experiências Cênicas

Rodrigo Soares Fonseca

Daniel Santos Costa

2016

59

Reflexões sobre indumentárias do cosplay no início do século XXI

Rodrigo José Pereira Cunha

Ricardo ribeiro Malveira

2016

60

Estudo das atividades teatrais desenvolvidas no encontro de adolescentes com cristo da paróquia do Senhor do Bonfim da cidade de Bocaiúva – MG entre os anos 2006 a 2012

Jonas Dias Rodrigues

 

Prof. Me. Vinicio de Oliveira Oliveira

2016

61

Barrela no Corpo E na alma: interseção entre Plínio Marcos e Michel Foucault

Luís Ricardo Santos Silva

 

Profa. Ma. Efigênia Alkmim Prais

2016

62

Vazio No Teatro Brasileiro: vestígios de atividades teatrais no Arraial do Tejuco no século XVIII

 

 

Maria Lara Souza Almeida

 

Profa. Ma. Efigênia Alkmim Prais

2016

63

Cultura indígena e afro-brasileira em sala de aula: relato de experiência no projeto PIBID

 

 

Gisele Gonsioroski Mendes

 

Profa. Ma. Nelcira Aparecida Durães

 

64

Entre a cena e a vida: Teatro E Homossexualidade – Pesquisa Sobre A Peça Menino-Flor – Ensaio Sobre O Amor!

Marcelo Araújo dos Santos

 

Profa. Ma. Solange Maria Veloso Sarmento

 

65

A linguagem do teatro para o ensino médio na base nacional comum curricular (BNCC): um olhar em processo

 

Marcela Cristine Duarte Noronha

 

Profa. Ma. Mírian Walderez Oliva de Abreu

 

66

PALHAÇO SUCO DE FRUTA: invenção e encontro

 

Mateus Fernandes Rocha

 

Prof. Me. Carloman Weliton Soares Bomfim

 

2018

67

O desvendamento da sexualidade do Bote Místico da Loba de Plínio Marcos

 

Maria Edilza Prates

 

Prof.ª Ma. Efigênia Alkmim Prais

2018

68

TEATRO DE RESISTÊNCIA: um olhar sobre a valorização do teatro de rua em Montes Claros

 

Wenderson Silva Veloso

 

Prof. Me. Carloman Weliton Soares Bomfim

2018

69

A história de Nova Matrona partilhada no palco

 

Fátima Nayara Santos Oliveira

 

Prof. Dr. Paulo Henrique Dias Costa

 

2018

70

Eu - Rayka - a construção libertadora de uma persona drag queen

Paulo Victor dos Santos Bispo

 

Prof. Dr. Paulo Henrique Dias Costa

 

2018

71

PROCESSO COLABORATIVO CRIADOR: Do Olho de Gato para IROKO PEQUI: a Árvore Sagrada

 

 

 

Igor Ferreira Fernandes

Prof.ª Ma. Mírian Walderez Oliva de Abreu

2018

72

A Cavalhada Do Brejo Do Amparo:manifestação  espetacular e festiva

 

Kamylla Figueiredo Costa

 

Prof.ª Ma. Mírian Walderez Oliva de Abreu

 

 

73

Folia De Santos Reis Uma Espetacularidade: O Grupo Estrela De Belém Do Mestre Manoel Da Vila Oliveira Em Montes Claros

 

Ricardo Brandão de Oliveira

 

Prof.ª Ma. Mírian Walderez Oliva de Abreu

 

 

74

A Importância Da Maquiagem Na Construção Da Personagem

 

Damilla Batista Costa

 

Prof.ª Ma. Nelcira Aparecida Durães

 

 

75

Vovó Elenice: a voz das mães pretas que ecoam na contemporaneidade

 

Elenice Geralda de Aquino Alquimim

Prof.ª Ma. Nelcira Aparecida Durães

 

 

76

Compartilhando Experiências De Contar Histórias

 

Maria Das Dores Fernandes Vitor

 

Prof.ª Ma. Nelcira Aparecida Durães

 

 

77

Cyrano Por Cyrano”

 

 

 

 

 

Pedro Henrique Rodrigues Amorim

 

Prof.ª Ma. Solange Maria Veloso Sarmento

 

 

78

A EXPERIÊNCIA DE UM ATOR: reflexões sobre o trajeto do sujeito na construção de dois personagens

Silson Luis Fonseca Cardoso

 

Prof. Dr. Paulo Henrique Dias Costa

 

2019

79

O DESAFIO DA ILUMINAÇÃO CÊNICA EM MONTES CLAROS

 

Júlia Emanuelle Rodrigues Silva Santos

 

Prof. Dr. Paulo Henrique Dias Costa

 

 

80

DIRETOR PEDAGOGO: práticas de criação e condução nas atividades do Grupo Grande Palco

 

Maria Cecília Ataíde Alves

 

Prof. Me. Carloman Weliton Soares Bomfim

 

 

81

TREINAMENTO FÍSICO DO ATOR: uma análise sobre o processo de construção da cena Paralelos

 

Rafael Dias Rodrigues

Prof. Me. Carloman Weliton Soares Bomfim

 

 

82

NOVELO DE LÃ: PIBID/TEATRO E REDE/INTERNET

 

 

Ana Paula Corrêa Lopes

 

Prof.ª Ma. Solange Maria Veloso Sarmento

 

 

83

HISTÓRIAS PARA QUÊ: um estudo sobre a importância da contação de histórias

 

 

Lucas da Silva Pinto

 

 

Profª. Ma. Nelcira Aparecida Durães

 

 

84

Um estudo sobre a maquiagem na arte teatral e suas contribuições para a cena

 

Thays Lima Silva

 

Prof.ª Ma. Nelcira Aparecida Durães

 

 

85

A Expressão Da Mulher E Da Sexualidade Na Dramaturgia De Qorpo-Santo

Édila Thais Magalhães Bastos

 

Prof.ª Ma. Efigênia Alkmim Prais

 

 

86

UMA EXPERIÊNCIA COM TEATRO MUSICAL: Da preparação à cena

Isadora Sales Saraiva Pamplona

 

 

Prof.ª Ma. Mírian Walderez Oliva de Abreu

 

 

87

Eu Nu: Eunuco

 

Claudivan Fonseca Barbosa

 

Prof.ª Ma. Solange Maria Veloso Sarmento