CURSO DE TEATRO - SEGUNDO SEMESTRE DE 2021 INICIA COM  "ENCONTROS E CONEXÕES"

Coordenada pela Professora Ma. Nelcira Aparecida Durães, coordenadora didática do Curso de Teatro da Unimontes, a abertura do segundo semestre de 2021 contou com um elenco de ilustres convidados. Foi uma semana rica de atividades, oferecidas a todos os estudantes e professores do Curso, onde estes estiveram reunidos e puderam celebrar o ensino do teatro e o fazer teatral. Atividades que também contaram com a participação e presença de  professores pesquisadores de outros Departamentos da Unimontes,e de outras Universidades, além de Grupos, Coletivos Teatrais.  

UNIVERSIDADE E PANDEMIA - CURSO DE TEATRO DA UNIMONTES

Em março de 2020, quando foi deflagrado o processo de isolamento social, no Estado de Minas Gerais, a Universidade Estadual de Montes Claros-Unimontes optou por dar continuidade às suas atividades, em modalidade Tratamento Excepcional. Para os professorxs foi adotado o trabalho remoto e para os acadêmcxs as atividades seriam enviadas por meios digitais. 

Nessa primeira fase o Curso de Artes/Teatro lançou mão de algumas estratégias e ferramentas, para tentar chegar até seu acadêmicxs, dentre estas: atividades postadas no google classroon; vídeos conferências e reuniões de trabalhos no Meet; lives no Instagram; contatos pelo whasaap; atividades enviadas por e-mail. Este foi um período tenso, pois ninguém estava preparado para enfrentar essa situação, e nós não tinhamos muita experiência nessa modalidade, ainda mais assim, remota e virtual. 

Passou-se um tempo, e saiu uma nova Portaria do Reitor, essa que determinou a continuidade do Tratamento Excepicional, e uma data para um recesso. Prosseguimos, com pequenos ajustes, ampliando o tempo para os acadêmicxs realizarem às atividades,  e tentando entender onde estávamos "errando", pois nem todos os estudantes conseguiam acompanhar o processo. Fizemos diagnósticos nas turmas, elaboramos relatório, e esse foi encaminhado a Pró-Reitoria de Ensino. 

O primeiro recesso chegou, tivemos um respiro. No retorno às atividades reunimos todos os professores, pensamos uma mudança de estratégia, realizamos um evento de três semanas, o "Teatro em Pauta". Nesses quinze dias, acaonteceram em torno de 18 atividades, Quarta Em/ncena ( com professores convidados, do Curso, a falarem sobre sua trajetória nas artes, e egressos como mediadores desse encontro que aconteceu em nosso canal do youtube - www.youtube.com/TeatroUnimontes); Texto na Sexta (Leituras dramáticas pelo Meet, com o grupo de academicxs e convidados externos); palestras no Meet e Lives no Instagram, com professorxs convidados de outras cidades (BH) , regiões (DF), de outro país (Inglaterra). Experimentos com Teatro Telamático também ocorreram no Meet. Nesta novo etapa a adesão dos acdêmicos foi melhor, tanto assistindo como participando, " em cena" e na organização de algumas atividades do evento. 

Após esse segundo momento, aconteceu um novo recesso, esse um pouco maior, em especial, para os acadêmicxs. Nós professores retornamos antes com um novo desafio, pesarmos as atividades para o período de agosto até dezembro, incluindo nestas as avaliações.

Tivemos agora três semanas de planejamento, o Núcleo Docente Estruturante-NDE esteve à frente das reuniões. Separamos cada dia para tratar de temas diferentes, detres estes: Atividades Acadêmicas Ciêntíficas Culturais-AACC; Trabalho de Conclusão de Curso-TCC; Avaliações; Atividades em conjunto entre as disciplinas, Estágio. 

Decidimos juntos, com todo o corpo de professorxs, a realizarmos atividades avaliativas coletivas, mas também considerarmos as atividades já dadas, atribuindo notas às mesmas. Fizemos também reuniões por períodos, por turmas, apresentamos os diagnósticos da situação dos acadêmicxs, em detrimento da pandemia, levantadas anteriormente. Juntos, decidimos quais os núcleos de disciplinas a se unirem, em atividades e avaliações. Em alguns períodos teremos dois núcleos em outros três, mas também consideramos àquelas que deveriam acontecer em paralelo. 

Sobre os estágios, do sexto período e do oitavo período tomamos decisões diferentes. No sexto adotariamos 60% do estágio remoto, e no oitavo 100% das ativades remotas, para garantir a formaturas destes ainda esse ano. os 40% do estágio do sexto, a cumprir presencialmente, ficará para quando for prudente termos atividades presenciais, no outro semestre. 

Referendamos todas as decisões em reuniões de Colegiado. Fizemos também uma reunião com a turma do oitavo período, afinal precisávamos ouví-los sobre como eles gostariam que fosse decidido a realização do espatáculo de formatura da turma. Acatando sugestão da professora da disciplina Laborátório Teatral - Projeto e Montagem, será realizado uma peça radiofônica, a ser veinculada em rádios, possivelmente na rádio Universtária. 

Neste meio tempo avaliamos se era possível promover um novo evento, mas chegamos a conclusão que não, pois já temos o "Seminário de Pesquisa em Artes", evento do nosso departamento, que envolve os três Cursos, Teatro, Artes Visuais e Música. Também teremos o" Agosto da Unimontes",  e o  " Seminário de Extensão", todos eventos da Pró-retoria de Extensão, e de alguma forma o Curso já está envolvidos nestes. Além destes tem também o " Forúm de Ensino,Pesquisa, Extensão e Gestão - FEPEG, evento da Unimontes. Enfim, muita coisa a acontecer daqui até o mês de dezembro.

Após termos delineado esse escopo, pensado, em linhas gerais, as atividades para o restante deste semestre, as saídas para as atividades práticas, para o estágio, sobre como será o AACC, como acontecerá o TCC, as defesas de monografias ( fluxo contínuo), foi pensado também em uma aula inaugural. E para esta uma de nossas professoras convidou Ligya Del Picchia, atriz do Grupo Galpão, responsável pelas atividades pedagógicas do Galpão Cine Horto, para esse momento, e a mesma aceitou prontamente.

Assim realizamos uma reunião com todos os professorxs e com todos os acadêmicxs do nosso Curso, a apresentarmos esse nosso planejamento, de todos os professorxs e que teve o aval dos representantes dos acadêmicxs do Colegiado. 

Nesta reunião tivemos a participação efetiva de todos os professores, e de boa parte dos nossos acadêmicos, por alto diria que 80% deles estavam lá. 

Praticamento todos os professorxs se manifestaram, após explanação da Coordenação do Curso que falou sobre vários assuntos, com foco nas atividades avaliativas coletivas. Alguns acadêmicxs também se posicionaram, tiraram dúvidas, e agradeceram a presteja dos professores em encontrarem estratégias para minimizar as dificuldades desse tempo tão peculiar e tão dificil. 

O consenso é que estamos mais do que nunca JUNTOS! E que precisamos estarmos, pois só assim, juntos, seremos capazes de enfrentarmos todos os desafios desse período. Que Dionísio e que todos os nossos mentores espirituais nos ajude, e que o teatro continue nos inspirando, sempre!

OBS: Acadêmicxs não desistam, não é privilégio nosso estarmos enfrentando essas dificuldades, e se o seu semestre virou um ano, vamos prcuramos aproveitarmos desse tempo da melhor forma possível. O que hoje importa é preservamos os nossos sonhos, a nossa saúde e a nossa sanidade. EVOÉ!!!

Professora Ma. Solange Sarmento Silva - Coordenadora Didática do Curso de Artes Teatro da Unimontes